O que é o Joomla 5?

O Joomla 5 é uma versão principal que traz consigo uma série de novas funcionalidades, aprimoramentos de segurança e melhorias no código, resultando em um desempenho aprimorado. Nos bastidores, tudo foi redesenhado, repensado e reestruturado para aproveitar as linguagens de servidor mais recentes.

Uma Atualização, Não uma Migração

A mudança mais notável que você perceberá é que não estamos chamando o processo de migração do Joomla 4.4.x para o Joomla 5.x de migração, mas sim de atualização. O Joomla 5.0 foi projetado para crescer junto com você e sua empresa, seja você um indivíduo, um blogueiro, uma instituição de caridade, uma agência web ou uma multinacional. O Joomla é uma escolha excepcional para atender às suas necessidades!

Descubra como o Joomla 5 irá beneficiá-lo em joomla.org/5.

Principais Recursos do Joomla 5

  • Modo Escuro no Painel de Administração: O Joomla 5 inclui uma versão mais refinada do modo escuro, não apenas para os usuários, mas também para os administradores.

  • Ativos da Web e Cache: Muitas melhorias foram implementadas no cache de ativos da web.

  • Integração Schema.org: A ativação automática dos dados Schema.org para nomes de organizações e sites aprimora a otimização nos mecanismos de busca.

  • Otimização de Código: Melhorias na velocidade são evidentes graças à otimização automática do código-fonte por meio do fixador phpcs.

  • Atualizações de PHP e Bootstrap: A compatibilidade foi aprimorada para PHP 8+ e uma atualização para o Bootstrap 5.3.2 para garantir que a plataforma permaneça moderna.

  • Interface do Usuário: O modo escuro foi melhorado para o modelo de administração Atum, e a nova janela modal Joomla para seleção de botões promete uma experiência de usuário mais suave.

  • Ferramentas e Plug-ins: O editor TinyMCE foi atualizado para a versão 6.7, com recursos adicionais de alinhamento de imagens. Várias tarefas agendadas foram movidas para plug-ins de agendamento, melhorando o desempenho do sistema.

  • Gerenciamento de Mídia: O gerenciador de mídia agora suporta AVIF e permite a exclusão de conteúdo arquivado da indexação de pesquisa inteligente, melhorando a capacidade de gerenciamento de mídia.

  • Classificação de Menu: Agora você pode classificar o menu da maneira que preferir.

  • Segurança Aprimorada: Os eventos foram migrados para suas respectivas classes, e os plug-ins Recaptcha que não funcionam mais foram removidos, fortalecendo a segurança.

  • Tecnologias Modernas: A reestruturação interna do código se concentra no uso de APIs mais recentes. Suporte para o mapa JS Import foi adicionado ao Web Asset Manager, juntamente com correções de obsolescência para PHP 8.2.

  • Extensões e Compatibilidade: O Joomla 5 inclui Fontawesome 6.4, Codemirror 6 e atualizou sua biblioteca Webauthn. É importante notar que o Joomla agora requer PHP 8.1, MySQL 8.0.13+, MariaDB 10.4+ e PostgreSQL 12+ para um desempenho ideal.

Uma Base de Código Mais Limpa

O Joomla 5 coloca uma forte ênfase na limpeza do código. A transição de APIs mais antigas, a eliminação do suporte ao ES5 e outras otimizações rigorosas garantem a eficiência do CMS.

Joomla 5 encapsula requisitos modernos para um CMS, prometendo velocidade, segurança e uma experiência do usuário intuitiva aos seus utilizadores.

Para problemas conhecidos com a Versão 4.4.0, consulte as Perguntas Frequentes da Versão 4.4.0 em nossa documentação.

Para informações sobre a Versão 5.0.0, verifique as Perguntas Frequentes sobre a Versão 5.0.0 também em nossa documentação.

Joomla 5.0: Informações e Atualizações Importantes

Download do Joomla 5.0

Para obter o Joomla 5, acesse o site de Downloads.

Novas Instalações

Se você está fazendo uma nova instalação do Joomla 5, consulte as novas instruções de instalação e requisitos técnicos.

Atualização para Joomla 5.0

Deseja explorar o Joomla 5 sem instalar? Experimente o Joomla 5.0 em launch.joomla.org.

Atualização de Sites para Joomla 5

Boas notícias para quem deseja atualizar do Joomla 4.4.x para o Joomla 5.x: é uma atualização, não uma migração. Isso ocorre por duas razões principais:

  1. Extensões Joomla 4 (J4) que removeram todas as descontinuações de código e estão usando código Joomla atualizado funcionarão no Joomla 5 (J5).
  2. A maioria das outras extensões funcionará com o novo Comportamento - Plug-in de compatibilidade com versões anteriores habilitado.

Para obter detalhes completos, visite aqui.

Lembre-se de testar a atualização em uma cópia do seu site de produção antes de executá-la.

Você não precisa atualizar imediatamente; o Joomla 4.4 será suportado por mais 2 anos. Além disso, algumas extensões podem ainda não estar prontas para o Joomla 5, embora a maioria dos desenvolvedores tenha disponibilizado versões de teste para o Joomla 5. Você pode filtrar extensões compatíveis com o J5 no diretório de extensões do Joomla.

Celebre o Joomla 5.0

Ajude a divulgar o lançamento do Joomla 5.0:

  • Use a hashtag #Joomla5.
  • Compartilhe o vídeo do Joomla 5.
  • Envie a landing page do Joomla 5 para seus clientes ou adicione-a ao seu site profissional.

Sobre o Joomla 4.4

O Joomla 4.4 não traz novos recursos, mas é uma etapa necessária para atualizar do Joomla 4.x para o Joomla 5.x. Ele contém atualizações para permitir uma transição suave, mas sem acréscimo de recursos.

Para Quem é o Joomla?

O Joomla é ideal para agências web, empresas de todos os tamanhos, lojas online, blogueiros, comunidades e diversas organizações, como ONGs, escolas, instituições de caridade e governos. O Joomla é desenvolvido por voluntários comprometidos que o utilizam diariamente, o que se reflete em sua segurança e robustez.

Suporte para Desenvolvedores de Extensões no Joomla 5

Há um manual em constante crescimento direcionado para desenvolvedores de extensões. O manual pode ser acessado aqui e ajuda os desenvolvedores a se adaptarem às mudanças.

Contribua com o Joomla

Há várias maneiras de se envolver com o Joomla, independentemente de ser um programador, integrador ou usuário:

  • Participe da comunidade no Mattermost.
  • Junte-se ao Joomla Bug Squad e CMS Release Team para contribuir ativamente.
  • Agradeça aos envolvidos nas diversas áreas do projeto.

Documentação do Joomla 5

Encontre tutoriais e informações sobre o Joomla 5 em docs.joomla.org. Incentivamos os desenvolvedores a ajudar a escrever a documentação do Joomla 5.

Informações Adicionais

Para desenvolvedores de extensões, inscreva-se no canal de desenvolvedores de extensões em Mattermost para fazer parte da comunidade.


Este texto foi adaptado livremente de seu original conforme visto em joomla.org